segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Movimentos Sociais( Política)

Movimento social é uma expressão usada para denominar organizações estruturadas com a finalidade de criar formas de associação entre pessoas e entidades que tenham interesses em comum, para a defesa ou promoção de certos objetivos perante a sociedade.
A categoria é ampla e pode congregar, dependendo dos critérios de análise empregados, organizações voltadas para a promoção de interesses morais, éticos e legais.
Os objetivos destas entidades podem ser, também conforme o caso, a obtenção de direitos para seus membros ou a busca de interesses mais amplos da sociedade em geral.
Os movimentos sociais se caracterizam, na maioria das vezes, por atuarem de forma explícita e evidente no ambiente político. Suas atividades se desenvolvem por meio de passeatas, atos públicos, simbólicos e cívicos, promoção de ações judiciais, ocupações de bens públicos, ocupações de propriedades, encampamento de órgãos, agências ou concessionárias de serviços públicos.
A despeito de atuarem no ambiente público, político e representativo, tais movimentos não se submetem às mesmas regras jurídicas e legais que os agentes políticos e associativos tradicionais, como partidos, sindicatos ou cooperativas, que estão vinculados a complexos arcabouços normativos, que regem suas condutas da forma prescritiva e formal.
Os integrantes de tais movimentos sociais costumam alegar que funcionam de forma assemblear e mediante a mecanismos de democracia direta e que, portanto, lhes seriam dispensáveis as formas estabelecidas e usuais de representação.
Os movimentos sociais e pessoas a eles relacionadas alegam ser manifestações espontâneas da assim chamada sociedade civil organizada e que exerceriam a "função social" de representar interesses coletivos e praticar atos tendentes à sua defesa.
Certos analistas apontam, em contrapartida, que a expressão movimento social seria dúbia e empregada com duplo-sentido e conotação ideológica.
Para esta corrente, muitos movimentos sociais estariam desprovidos da espontaneidade que alegam ter e consistiriam na porção aparente de um fenômeno de aparelhamento e conquista da hegemonia política na sociedade, por - e em benefício de - certos estamentos ou grupos de pessoas e entidades, nos moldes preconizados por Antonio Gramsci para a conquista revolucionária do poder e a implantação do comunismo ou do socialismo mediante procedimentos não diretamente ligados à violência física, mas à guerra de posições e à manipulação de signos culturais e simbólicos.
Para esta corrente, o próprio uso do termo sociedade civil organizada representaria uma replicação direta da estrutura discursiva do pensador comunista italiano antes mencionado. Para esta mesma corrente, uma outra evidência deste fenômeno político seria o que alegam ser uma aparente articulação ou orquestramento de propósitos e agendas de tais movimentos, com participação ou não de agentes políticos.
Os representantes de tais movimentos - ainda que muitas vezes não neguem seus propósitos revolucionários - costumam rebater tais críticas alegando serem as mesmas inexatas e representativas de grupos de interesse contrários aos interesses por eles defendidos. Complementarmente, continuam defendendo que sua existência deve-se à auto-organização espontânea e natural da sociedade, reafirmando seus propósitos com interesses que alegam serem nobres, altruístas e em benefício da sociedade.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_social

Nenhum comentário: